Pular para o conteúdo principal

DESEQUILÍBRIO HORMONAL CAUSA ACUMULO DE ENERGIA


Desequilíbrio hormonal o que causa e como equilibrar de novo? 
Neste artigo quero falar um pouco sobre desequilíbrio hormonal e as causas e consequências que isso pode acarretar ao corpo.

Por causa de uma alimentação rica em carboidratos densos diariamente nosso corpo perde a sensibilidade a certos hormônios como é o caso da insulina e também da leptina.

desequílibrio hormonal


Estes dois hormônios são responsáveis diretamente no acumulo e queima de energia do organismo.

Vamos analisar como isso ocorre de forma bem simples.

Sabemos que alimentos calóricos viram açúcar rapidamente na corrente sanguínea e este açúcar precisa ser retirado do sangue, por que muito açúcar no sangue pode causar graves problemas de saúde como o diabetes por exemplo.

A insulina tem a missão de retirar o açúcar em excesso e transformar ele em energia (gordura) e estoca-lo nos lugares corretos, figado e músculos, que são nossos estoque de glicogênio natural.

Devido a uma alimentação diária rica em carboidratos rápidos esses estoques naturais do corpo estão sobre carregados e não cabe mais energia neles, por isso a insulina leva essa energia (Gordura) toda para as células.

Com o passar dos anos o corpo fica insensível a insulina, ou seja, passa a produzir menos esse hormônio neste período em diante começam aparecer os problemas crônicos como diabete, pressão alta entre outros.

Outro hormônio que quase ninguém fala é a leptina que é responsável em mandar sinal para o cérebro avisando que as célula adiposas estão cheias de energia e que é preciso acelerar o metabolismo mandando um sinal para a glândula tireoide para queimar mais energia.

Mas infelizmente isso não acontece por que a alimentação de alta glicemia fez o corpo ficar também insensível a leptina causando por tanto esse desequilíbrio hormonal perigosíssimo para a saúde.

A insulina não consegue entregar mais a gordura para os estoques de glicogênio e a leptina fica sem conexão com o cérebro e o cérebro por sua vez pensa que esta tudo ok e não regula a tireoide para queimar mais energia.


Resultado: seu corpo cada vez mais pesado e doente

COMO ACERTAR ESSE DESEQUILÍBRIO HORMONAL?


Viu como é muito importante você conhecer melhor os alimentos que você come todos os dias? Para regular esse desequilíbrio hormonal é preciso mudar seu estilo de vida.

Fazer uma dieta qualquer não vai resolver o problema definitivamente é preciso uma mudança racional na sua alimentação, ou seja, você tem que selecionar melhor as suas refeições e dar para seu corpo o que ele precisa de verdade nutrição da boa.

Nosso corpo precisa de gordura boa, proteínas e carboidratos complexos para nutrir as necessidades biológicas e manter a saúde geral dos órgãos e células e também se manter no peso ideal.

Vamos conhecer alguns alimentos nutritivos e corretos para controlar esse desequilíbrio hormonal naturalmente.

O principal nutriente que precisa uma maior atenção é a qualidade do carboidrato que você consome no seu dia a dia, pois é justamente isso que ira equilibra os hormônios para que tudo volte ao normal de novo e seu corpo fique cada dia mais saudável.

Para conseguir reverter este quadro de inanição interna será preciso substituir aqueles alimentos calóricos que eu mostrei no artigo anterior e começar dar mais importância nos legumes, verduras, frutas, gorduras naturais e carnes de boa qualidade.

Uau quanta informação, espero que você tenha compreendido como controlar o desequilíbrio hormonal e ganhar saúde e principalmente perder peso de forma natural.

Se você já vem tentando emagrecer e não consegue ou já emagreceu com alguma dieta, mas voltou a ganhar peso de novo, você encontrou a verdadeira causa do seu fracasso o desequilíbrio hormonal.

Veja algumas dicas de refeições saudáveis que vão ajudar você nesse controle hormonal Click Aqui para fazer a leitura.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reeducação alimentar perder peso sem sacrifícios

O melhor remedio para emagrecer é comer de forma correta.

Como emagrecer depois dos 40 anos

Dieta para perder peso que funciona de verdade

Goji berry ajuda emagrecer mas não faz milagre

Dieta para emagrecer comendo frutas funciona?

A dieta dos pontos funciona mesmo ou é balela?

Alimentos que ajudam emagrecer naturalmente

Como emagrecer comendo de tudo