Pular para o conteúdo principal

AÇÚCAR MASCAVO UMA OPÇÃO INTERESSANTE


Açúcar mascavo é melhor do que o tradicional açúcar refinado? Usar este açúcar traz algum benefício para o corpo? Tire suas dúvidas agora!
Um dos grandes desafios para a humanidade é sem dúvida substituir certos tipos de alimentos prejudiciais à saúde por outros mais saudáveis buscando melhor qualidade de vida.

açucar mascavo
O desafio é grande, principalmente quando falamos em doces e bebidas açucaradas, tão presentes em nossas mesas. Pois saiba que nem tudo está perdido. Conheça aqui, os benefícios do açúcar mascavo e prepare-se para uma mudança radical nos seus hábitos.

O QUE É O AÇÚCAR MASCAVO?

Trata-se de um açúcar menos refinado o que lhe confere uma grande quantidade de vitaminas e sais minerais essenciais para nosso organismo.

Isso acontece por que o açúcar mascavo ainda possui boa parte do melaço da cana de açúcar pois é menos trabalhado quimicamente se comparado ao açúcar cristal ou ao refinado que precisam ser tratados para alcançarem aquele tom branquinho, bonito, porém muito mais prejudicial à nossa saúde.

QUAL A DIFERENÇA ENTRE AÇÚCAR MASCAVO E AÇÚCAR REFINADO

A diferença principal está na preparação e industrialização do açúcar. Enquanto o mascavo é bem mais rústico e natural, o refinado é trabalhado com uma grande quantidade de aditivos químicos que além de eliminarem todos os nutrientes presentes na cana, prejudicam ainda mais nossa saúde.

Para efeito de comparação, apenas exemplificando melhor, vamos fazer uma pequena comparação. Em 100 gramas de açúcar mascavo podem ser encontrados cerca de 29 miligramas de magnésio, 85 miligramas de cálcio, 346 miligramas de potássio e 22 miligramas de fósforo.

Não parece muito, mas se compararmos com o açúcar refinado a diferença é gritante, pois encontramos apenas 2 miligramas desses nutrientes em cada 100 gramas.
Vale ressaltar que, apesar de ser melhor, nada de exagerar na dose de açúcar mascavo, pois o consumo excessivo também prejudica nosso organismo.

AÇÚCAR MASCAVO: BENEFÍCIOS

Dentre os principais benefícios no consumo desta variedade de açúcar estão:
  • Aumento da quantidade de ferro ingerida
  • Grande fonte de magnésio, cálcio e potássio
  • Diminuição na ingestão de compostos químicos
  • Excelente fonte de vitaminas e sais minerais
Infelizmente, essa variedade de açúcar, apesar de ser mais saudável que o refinado e o cristal, também oferece as mesmas restrições para os diabéticos.

Isso se deve ao fato dele ainda ser bastante calórico e portanto, deve ser consumido com bastante cautela.

O ideal é se orientar com um profissional qualificado para analisar e decidir qual é a melhor saída para esse pequeno entrave. Lembre-se, saúde em primeiro lugar.

PROPRIEDADES DO AÇÚCAR MASCAVO


Além das características já mencionadas anteriormente, vale ressaltar que por ser um produto mais orgânico, o açúcar mascavo possui um gosto bastante forte e desta forma pode interferir no sabor de todos os alimentos e bebidas. É preciso se acostumar com a mudança, e um dos aspectos que podem ser decisivos para que isso ocorra é a ingestão diária de vitaminas e sais minerais ausentes nos demais tipos de açúcar.

AÇÚCAR MASCAVO ENGORDA


Claro que como qualquer produto que não é usado adequadamente, o açúcar mascavo também pode engordar se não for consumido com cautela. É importante lembrar que de nada adianta mudar apenas o tipo de adoçante de seus doces e bebidas e esquecer de todo o resto.

Para uma vida saudável e livre de gorduras indesejadas, é preciso combinar alimentação saudável à prática de exercícios físicos regulares. Agindo assim, seu corpo agradece.


Este artigo foi escrito por Valdeni Duarte autor do blog  dietaeboasaude.com.br
E você o que acha sobre o açúcar mascavo? Deixe seu comentário ele é muito importante para nós

Postagens mais visitadas deste blog

Reeducação alimentar perder peso sem sacrifícios

O melhor remedio para emagrecer é comer de forma correta.

Como emagrecer depois dos 40 anos

Dieta para perder peso que funciona de verdade

Goji berry ajuda emagrecer mas não faz milagre

Dieta para emagrecer comendo frutas funciona?

A dieta dos pontos funciona mesmo ou é balela?

Alimentos que ajudam emagrecer naturalmente

Como emagrecer comendo de tudo