Pular para o conteúdo principal

DIETA CETOGÊNICA – EMAGREÇA COMENDO GORDURA

Dieta cetogênica é a melhor opção para perder peso? Sera que cortar os carboidratos radicalmente e aumentar a quantidade de gorduras saturadas é uma boa ideia para emagrecer?

Se você esta procurando saber mais sobre a dieta cetogênica, como funciona, como fazer, os prós e os contras, então leia este artigo até o final por que irei explicar de forma mais esclarecida a respeito dessa dieta que é a sensação do momento no mundo todo.

Depois que a ciência descobriu que a gordura natural faz bem ao nosso corpo e que o verdadeiro culpado do sobre peso e a obesidade são os carboidratos, novas ideias de alimentação tem surgido para ajudar no emagrecimento e também no combate a várias doenças, como diabetes, hipertensão, convulsões, câncer, entre ouras.

A dieta cetogênica nada mais é do que uma dieta onde você emagrecer comendo gorduras naturais, isso mesmo comendo gordura, parece loucura não é mesmo, mas isso é a pura verdade.

Essa dieta foi desenvolvida no ano de 1920 nos Estados Unidos para auxiliar no combate a epilepsia em crianças nos casos de difícil tratamento. Depois que surgiram as novas drogas para o tratamento a dieta cetogênica não foi mais usada.

Hoje a dieta cetogênica é muito usada por pessoas do mundo para combater diversos problemas como, perder peso, ajudar queimar gordura, síndrome metabólica, obesidade, diabetes e também do câncer.

JÁ EXPERIMENTOU A DIETA CETOGÊNICA?


A dieta cetogênica a primeira vista assusta um pouco devido ao aumento do consumo de gorduras nos preparos das refeições, mas tem um efeito positivo no emagrecimento natural e definitivo a curto prazo.

Neste tipo de dieta fazemos o corpo usar a energia retirada das gorduras que estão acumuladas no tecido adiposo ao invés da energia criada pelos carboidratos habituais.

Fazendo a dieta corretamente é possível perder até 5 kg por semana é claro que isso depende muito do organismo de cada pessoa, mas comprovadamente a dieta cetogênica queima gordura bem mais rápido em vista de outras dietas.

A cetose é um estado metabólico no qual o organismo retira energia não da glicose gerada pelos carboidratos, mas sim de moléculas chamadas de corpos cetônicos.

Esses corpos cetônicos são gerados pelo fígado durante os períodos de restrições de alimento ou de carboidrato (principalmente em dietas de baixa calorias), para serem usados como fonte de energia principal do corpo.

O nosso metabolismo usa as duas formas naturais de geração de energia e a mais usada é as dos carboidratos devido ao consumo rotineiro de uma alimentação rica em glicose, no caso da dieta cetogênica e quebrado esse ritmo com a restrição quase que total de carboidratos.

Geralmente a maioria das dietas de restrição de carboidratos levam o corpo a entrar neste processo cetônico, mas em muitos tipos de dietas, além de retirar os carboidratos das refeições é retirado também as gorduras de um modo geral.

Por isso a maioria das pessoas emagrecem bem rápido, mas a dieta não pode ser feita por um longo período de tempo se não a pessoa acaba ficando doente já a dieta cetogênica depois de ajustada é possível manter por toda a vida.

dieta da gordura



VEJA ALGUNS SINTOMAS CAUSADO PELA DIETA CETOGÊNICA.

Cérebro Nevoeiro – Diminuição na concentração e no raciocínio esse é o conhecido “cérebro nevoeiro” que acomete a maioria dos adeptos da dietas low carb nos primeiro dias da indução, esse sintoma acontece devido a perda de reserva de glicose, chamado glicogênio.

Isso acontece por que o cérebro só reconhece a glicose como forma de combustível devido a alimentação rotineira rica em carboidratos e a chave de comutação de queima de gordura ainda não foi ligada e ainda o processo de cetose não esta completo.

Esse sintomas sempre surge quando optamos por diminuir o tempo necessário pra se entrar em cetose. Aumentar o consumo de lipídeos (gorduras) na falta do carboidrato também pode acelerar o processo e é de extrema importância.

Aumento Da Irritabilidade: Dietas de baixo carboidrato como a cetogênica podem aumentar o nível de irritabilidade em diversas pessoas, principalmente no começo da dieta.

Neste caso cortar alimentos que causam um aumentem na irritabilidade e a excitabilidade como a cafeína por exemplo ajuda diminuir os níveis.

Urinar freqüentemente: A medida que seu corpo se ausenta do carboidrato começar a queimar a gordura armazenada nos estoques naturais de glicogênio, e isso aumenta frequência das idas ao banheiro.

O corpo está queimando o glicogênio (estoque de gordura) no fígado e nos músculos.

O Glicogênio está associado às moléculas de água, e em cada molécula de glicogênio há em média 3 a 4 vezes seu peso acrescentado em água, com a queima desse glicogênio, a água que está ligada a ele passa ser eliminada pelos rins.

Hálito Cetônico: Os corpos cetônicos acabam deixando um halito metálico e doce na boca, o suor fica com um odor mais forte em algumas pessoas e também a urina fica com cheiro mais forte e a cor mais escura.

Nesse caso o consumo maior de água ajuda resolver, a hidratação é muito importante na diminuição desses sintomas que não são nada agradáveis, quanto mais corpos cetônicos forem liberados pela urina, através da filtração renal, menos sobra pra serem eliminados pelo suor ou respiração.

É possível neutralizar as perdas de minerais ingerindo mais sal e também, comendo mais alimentos que contenham potássio como: derivados de leite, vegetais que contenham folhas verdes em boas quantidades, abacate e manga pálmer que são ricos em potássio por exemplo.

Exaustão, tontura e cefaleias: A frequência continua da micção ocorrerá uma perda dos minerais como sal, potássio e magnésio. Reduzir os níveis desses minerais faz com que a pessoas fique muito cansada sentir vertigens, câimbras musculares e dores de cabeça constantes.

Prisão de ventre: Este é mais um dos efeitos colaterais resultante de uma dieta cetogênica e é geralmente uma deficiência de magnésio. 

Desejo por açúcar: Com o processo de adaptação para queimar gordura no lugar de açúcar passa por um período de transição entre 2-5 dias o desejos de comer carboidratos, principalmente doces, vai ser bem maior.

A ânsia pelo açúcar tende a passar com o decorrer dos dias e com um pouco de esforço e determinação o desejo vai diminuindo cada vez mais e por fim some, só é preciso que a pessoa continue firme na dieta cetogênica.

Câimbras musculares: Este efeito colateral ocorre pela perda de minerais, principalmente o magnésio e o potássio que são excretados pelo organismo depois que a micção foi aumentada.

Diarreia: Isso de um modo geral acontece com pessoas que tomam uma decisão imprudentemente de limitar também a ingestão de gordura durante uma dieta low carb, além da diarreia ocorrem também, dores de cabeça, fadiga, baixa pressão arterial e freqüência cardíaca, um vago desconforto e fome descontrolada mesmo depois de ingerir uma grandes quantidade de carnes.

Se a gordura ou carboidratos forem administrados no tempo correto, os sintomas vão desaparecendo num período de 2 a 3 dias.

COMO FAZER A DEITA CETOGÊNICA


Como você deve ter notado não é difícil se adaptar à dieta, basta cortar ao máximo o consumo dos carboidratos e aumentar o consumo das gorduras e proteínas em suas refeições diárias.

Veja quais alimentos são permitidos na dieta cetogênica:
Ovos
Peixes
Gelatinas sem açúcar
Chás sem açúcar
Carnes de porco, frango, peru de boi e outras
Óleo de coco, azeite, manteiga


Basta você criar seus pratos com estes alimentos no seu dia a dia que seu corpo vai entrar no processo de cetose dentro de pouco tempo, lembrando que duranta a adaptação acorrerá alguns sintomas que irão passar com o decorrer dos dias.

Tome cuidado! Nunca faça nenhum tipo de dieta diferente que não tenha sido recomendada pelo seu médico ou seu nutricionista, faça uma consulta primeiro com um profissional desta área antes de começar uma mudança na sua alimentação.

Espero que tenha gostado do artigo e que tenha tirado e esclarecido alguma dúvida que você tinha sobre essa dieta cetogênica que é muito usado no mundo todo por milhares de pessoas.

Abraços saúde e sucesso!

Postagens mais visitadas deste blog

Reeducação alimentar perder peso sem sacrifícios

O melhor remedio para emagrecer é comer de forma correta.

Como emagrecer depois dos 40 anos

Dieta para perder peso que funciona de verdade

Goji berry ajuda emagrecer mas não faz milagre

Dieta para emagrecer comendo frutas funciona?

A dieta dos pontos funciona mesmo ou é balela?

Alimentos que ajudam emagrecer naturalmente

Como emagrecer comendo de tudo