Cirurgia bariátrica é a melhor opção para emagrecer definitivamente? Você teria coragem de diminuir seu estomago para perder peso?
Veja nesta artigo os perigos, consequências e benefícios que cirurgia bariátrica pode trazer para você, caso esta pensando nisso como a única saída para emagrecer.
Reduzir o tamanho do estomago tem um preço alto para a saúde, por isso a pessoa que esta pensando em fazer uma redução de estomago deve pensar bem se vale apena ou não.
Essa cirurgia é indicada somente para pacientes que já tentaram de tudo para emagrecer devido a problemas de saúde como, diabetes, hipertensão, complicações com apneia do sono.
Para pacientes com IMC (índice de massa corporal) acima de 35 Kg/m², aumento de gorduras no sangue, problemas articulares entre outros.
Para fazer uma gastroplastia = (gastro + plástica) = plástica no estomago conhecida como:
Cirurgia bariátrica, cirurgia da obesidade ou cirurgia de redução do estomago.
Os pacientes precisam ser submetidos a uma avaliação clínico-laboratorial na qual inclui, além da aferição da pressão arterial, quantidade de glicemia, lipídeos sanguíneos, e outros exames sanguíneos importantes como:
Avaliação das funções hepática, cardíaca e pulmonar.
Pacientes com problemas de instabilidade psicológicas como transtornos alimentares devem se tratados primeiro antes de serem submetidos à cirurgia.
Veja também:
O QUE ACONTECE DEPOIS DE UMA CIRURGIA BARIATRICA?
Os paciente que passam pela cirurgia bariátrica precisam de acompanhamento nutricional por um tempo longo para receberem orientação de uma alimentação mais adequada e especifica.
Na grande maioria dos casos de quem faz a cirurgia bariátrica, além de perder muito peso, o paciente tem os benefícios da melhora, ou até mesmo cura, do seu diabetes.
Normalização da pressão arterial, diminuição dos lipídeos sanguíneos, dos níveis de ácido úrico e alívio das dores articulares.
Por outro lado, há também chance de complicações nutricionais, como anemias por falta de absorção de ferro, de vitamina B12 e/ou ácido fólico, deficiência de vitamina D e cálcio e até mesmo desnutrição, nas cirurgias mais perigosas.
O paciente que não estiver bem preparado psicologicamente pode comprometer totalmente o processo da cirurgia a longo prazo devido a hábitos alimentares de alta glicemia e baixo valor nutricional causando um desequilíbrio hormonal.
Devido a retirada de uma boa parte do estomago muitas vitaminas deixarão de serem absolvidas pelo organismo, o que leva a pessoa ter que tomar essas vitaminas para reposição a vida toda.
EXISTEM TRÊS TIPOS BÁSICOS DE CIRURGIA BARIATRICA
As cirurgias que apenas diminuem o tamanho do estômago chamadas do tipo restritivo
Banda Gástrica Ajustável, Gastroplastia vertical com bandagem ou cirurgia de Mason
Gastroplastia vertical em “sleeve ou Y de Roux
O estomago absolve a maior parte dos nutrientes que o corpo necessita por isso as pessoas que passam por uma cirurgia bariátrica precisa pensar bem se deve é ou não fazer.
Pensando nos benefícios pode até valer apena, mas ter que tomar complexos vitamínicos e ter um acompanhamento de um profissional de nutrição pelo resto da vida pode ser bem difícil também.
Se você já tentou de tudo para emagrecer e não obteve sucesso deve fazer uma analise se tudo o que fez foi de forma correta antes de se submeter a uma cirurgia bariátrica.
Espero que tenha gostado do artigo deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos OK
Abraços e muito sucesso!
Comentários
Postar um comentário
Então? O que você achou desse conteúdo? Comente!