Pular para o conteúdo principal

ARRITMIA CARDÍACA O QUE É SINTOMAS E COMO CUIDAR

Veja nesse artigo o que é arritmia cardíaca os sintomas e como cuidar corretamente deste problema que é bem comum nos dias de hoje em milhares de pessoas espalhadas pelo mundo.
Arritmia cardíaca também conhecida como disritmia ou “palpitação“,  é uma alteração nos batimentos cardíacos, ,ou seja, se o coração bater mais acelerado do normal, é chamado de taquicardia.
No caso de bater muito lento, ai passa a ser chamado de bradicardia. Normalmente, um coração que esta sadio e descansado, alterna entre 60 a 100 batidas por minuto.
A pessoa quem tem esse problema de saúde é comum sentir um desconforto com a mudança no ritmo dos batimentos cardíacos ou perceber a falta ou interrupção desses batimentos. A pessoa que tem esse problema pode sentir no tórax, na garganta ou no pescoço as batidas descompassadas.
Algumas arritmias podem ser benignas, ou seja, que causam apenas desconforto, outras podem ser malignas, com grande risco de morte súbita. A arritmia pode fazer com que o coração não consiga levar sangue o bastante para suprir as necessidades do corpo, nesse caso pode causar um infarto.
A arritmia mais comum é chamada de fibrilação atrial e ela ocorre devido ao ritmo desregulado proveniente dos átrios, que mandam estímulos de forma desorganizada e rápida.
 Devido a isso, há um ritmo irregular, podendo fazer com que o sangue não circule como deveria fazendo com que surja a formação de um trombo. Esse problema de saúde aumenta conforme a pessoa vai envelhecendo.
SINTOMAS
Os sinais de arritmia cardíaca não são permanentes, podendo aparecer de forma repentina e desaparecer, voltando horas ou dias depois.
Esse problema pode afetar pessoas com o coração saudável ou aqueles que já são portadoras de alguma doença cardíaca instalada.
No caso de quem já tem problemas de coração, os sintomas podem ser mais acentuados.
Por isso, é importante ficar alerta e, caso notar alguma mudança, procurar um cardiologista o mais rápido possível.
Veja também:

ARRITMIA CARDÍACA VEJA OS SINTOMAS MAIS COMUNS .

Entre os fatores que podem levar uma pessoa a sofrer uma arritmia cardíaca e que ela pode sofrer um infarto inesperadamente. Os Pacientes que já passaram por essa experiência estão mais propensos a terem arritmias cardíacas com mais frequência.
Como prevenir a arritmia cardíaca: A prevenção de arritmias cardíacas está ligada ao que a pessoa faz para evitar os fatores de risco. Para problemas de saúde do coração, é indispensável o controle depressão arterial, diminuir a obesidade, manter uma alimentação saudável, além de incluir exercícios físicos no dia a dia.
Visitar regularmente o cardiologista é fundamental para detectar precocemente de doenças pré-existentes. Podendo assim o paciente ter atitudes específicas para os cuidados da saúde em relação às arritmias cardíacas.
A nutrição saudável é uma grande aliada para combater arritmias.
O consumo em excesso de café, chocolates, refrigerantes e bebidas alcoólicas está diretamente ligado ao sistema nervoso e ao coração. Para quem já tem arritmia cardíaca, o café pode causar batimentos mais rápidos do coração e, por isso, o café não é indicado para quem sofre da doença.
Em alguns casos, é liberado o consumo de 1 copo (300 ml) por dia de cafeína. Para quem quer emagrecer, a dica é não se basear pelas dietas da moda, que prometem efeitos milagrosos.
Alimentos que contém em sua composição ômega 3 e 6 são indicados na prevenção da doença e podem ser usado no cardápio do dia a dia.
Cada organismo responde de forma diferente a diversos tipos de tratamento e alimentação. Para isso, é indispensável o acompanhamento de um nutricionista, que indicará a dieta ideal para tratar a arritmia cardíaca.

ATIVIDADES FÍSICAS AJUDAM A DIMINUIR A ARRITMIA CARDÍACA.

Alguns exercícios físicos leves são indicados para quem tem Arritmia Cardíaca. E devem ser recomendados pelo médico cardiologista e acompanhados por um preparador físico.
Exercícios físicos também são recomendados para quem leva uma vida sedentária e deseja prevenir a doença, mas cuidado, a série de exercícios indicados para seu amigo, por exemplo, pode não ser adequada para seu porte físico e condições clínicas.
Antes de começar a praticar qualquer tipo de exercício, faça primeiro uma avaliação médica para a liberação e indicação do que deve ou não ser praticado.
Apoio familiar ajuda quem sofre arritmia cardíaca
O apoio da família e dos amigos é imprescindível para que o paciente com Arritmia Cardíaca mantenha sua autoestima e continue a vida da mesma forma de quem não sofre o problema.
Pessoas que possuem Arritmia Cardíaca e estão em tratamento, seja com medicamentos seja pelo uso de marca-passo, necessitam de compreensão e carinho, pois muitas vezes, apresentarão limitações (como praticar atividade física com supervisão médica, não fazer muito esforço e evitar atividades que exijam muito do corpo) e precisaram de apoio para não se tornarem pessoas depressivas.
Veja abaixo diversas razões podem levar à arritmia cardíaca
Ataque cardíaco (Infarto)
Desgaste do tecido do coração decorrente de um Infarto anterior
Cardiomiopatia e outros distúrbios do coração
Artérias bloqueadas (doença da artéria coronária)
Hipertensão
Diabetes
Hipertireoidismo
Fumo
Alcoolismo
Consumo exacerbado de cafeína
Uso de drogas
Estresse
Alguns medicamentos
Suplementos diários e fitoterapia
Choque elétrico
Poluição do ar.
Como você pode ver são vários fatores que podem causar arritmia cardíaca, por isso se você já tem arritmia como eu,  tomar certos cuidados com a saúde é importante para que o problema seja controlado e até mesmo curado.
Saúde e sucesso!

Texto e imagens  inspirado no site: http://www.ladoaladopelavida.org.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reeducação alimentar perder peso sem sacrifícios

A reeducação alimentar hoje é a melhor forma de perder peso definitivamente, mas parece que tem muita gente perdendo o foco na R.A , tentando ter resultados mais rápidos. Algumas pessoas estão aderindo uma alimentação muito pobre em carboidratos e aumentando a carga de exercícios físicos, mas sera que isso ajuda? É preciso ter uma consciência mais aprofundada para continuar numa reeducação alimentar por toda a vida, não é uma coisa que conseguimos acostumar facilmente da noite para o dia, pois fomos habituados a comer de forma errada por muito tempo, por isso se você quer ter uma ideia melhor sobre reeducação alimentar leia este artigo até o final. Existe uma confusão muito grande quando falamos de alimentação para emagrecer e também exercícios físicos para perder peso. Quanto se busca melhor entendimento nas duas coisas é possível alcançar ótimos resultados. Quando juntamos as duas coisas para emagrecer, R.A+ exercícios, é preciso ter muito cuidado para não prejudic...

O melhor remedio para emagrecer é comer de forma correta.

Saiba que o melhor remedio para emagrecer é se alimentar corretamente e não fazer jejum ou dietas de inanição que são propostas por ai, fique longe disso. Para ter resultados incríveis e eficazes contra a obesidade é preciso mudar a forma de se alimentar e também, saber quais alimentos são mais calóricos que os outros. Neste post quero deixar uma dica muito eficiente  que é o verdadeiro remédio para emagrecer definitivamente e não voltar a engordar de novo. Vamos então ao verdadeiro remédio para emagrecer. Com certeza você já ouviu muitas vezes que comer em pequenos espaços de tempo é o melhor remédio para emagrecer não é verdade? Mas talvez você ainda se prenda na tradição alimentar que você aprendeu dês de criança que é de: tomar café da manhã, almoçar e jantar, algumas pessoas também gostam de tomar um lanche a tarde antes da refeição noturna e por isso não acredita muito que fazendo este tipo dieta pode ser o melhor remédio para emagrecer que existe . Esta forma que foi...

Como emagrecer depois dos 40 anos

Emagrecer depois do 40 anos não é nada fácil nossa vida fica sedentária na medida em que vamos envelhecendo, não generalizando é claro, mas a grande maioria das pessoas acabam ficando com um ritmo de vida mais sossegado na questão de esforço físico e consequentemente a queima de energia diminui bastante causando um acumulo maior de energia, ou seja de gordura. Se não bastasse o metabolismo também fica mais lento contribuindo mais ainda para o aumento de peso. Emagrecer depois dos 40 anos é um desafio muito grande, mas não é tão difícil assim, basta fazer algumas mudanças na alimentação. Pelo fato de que o metabolismo não queima energia rápido como antes é preciso usar os próprios alimentos a nosso favor por isso é muito importante mudar alguns hábitos alimentares para emagrecer depois dos 40 anos. Para ajudar emagrecer depois os 40 anos devemos selecionar alguns alimentos que ajudam a acelerar o metabolismo para queimar as energias mais depressa. Usando essas duas estraté...

Como queimar gordura de forma saudável

Quando vejo algumas pessoas querendo saber como queimar gordura e tentam de todas as formas perder peso, fico indignado com a quantidade de formulas e dietas absurdas que são ensinadas e aconselhadas por algumas pessoas inclusive médicos e nutricionistas. Quando descobrimos como funciona nosso organismo e o verdadeiro valor nutricional dos alimentos conseguimos ter um bom exito no emagrecimento, aí sim tem como queimar gordura de verdade e chegar no peso desejado . A manteiga por exemplo foi tirada pelos nutricionistas a quase 5 décadas à trás por que achava-se que ela era causadora do colesterol ruim, mas quando comparamos o índice de pessoas com problemas cardíacos nos dias de hoje com a aquela época vemos claramente que o numero subiu assustadoramente. Isso prova que o que realmente causa o colesterol ruim (LDL) não é a gordura animal e sim a combinação entre carboidratos rápidos e a gordura animal. Por isso quando aprendemos mais sobre como nosso corpo processa os alimentos fica ...

Dieta para perder peso que funciona de verdade

Se você procurando por uma dieta para perder peso que de ótimos resultados e que ajude manter seu peso a ficar estável, sem engordar de novo, então leia este artigo até o final.  A maioria das pessoas que fazem dietas restritivas falham miseravelmente. É muito raro uma pessoa que emagreceu passando fome com alguma dieta restritiva continuar no peso alcançado. Esse processo de emagrecimento diminuindo ou retirando certos os alimentos importantes das refeições diárias, causa alguns danos severos à saúde, por isso não recomendo pra ninguém uma dieta para perder peso restritiva de forma alguma. A melhor dieta para perder peso é comendo , isso mesmo, se alimentando corretamente. Com a evolução da ciência, hoje se conseguiu conhecer melhor o funcionamento do corpo humano e como ele reage quando é alimentado. Além do corpo a ciência também descobriu que muitos alimento que foram considerados perigosos para a saúde, algumas décadas atrás, hoje chegou-se a conclu...

Goji berry ajuda emagrecer mas não faz milagre

Tem muita gente comprando goji barry achando que a frutinha é milagrosa e pode proporcionar um emagrecimento natural sem maiores  esforços, mas será que isso é verdade? Será que consumir o goji barry

Dieta para emagrecer comendo frutas funciona?

Fazer  dieta para emagrecer comendo frutas é uma boa opção? Será que é saudável comer só frutas para perder peso? Neste poste vamos entender melhor como seria fazer uma dieta para emagrecer só comendo frutas e quais benefícios e malefícios isso pode trazer a saúde. Se você esta pensando em fazer essa dieta para emagrecer seria interessante que lesse este artigo até o final, assim você pode ter certeza se seria viável ou não começá-la Estudos recentes comprovaram que o consumo de frutas aumenta a satisfação com a vida e torna as pessoas mais felizes. Consumir de 6 a 8 porções de fruas durante o dia pode ser de grande ajuda para combater doenças graves como o câncer e problemas cardíacos. Pesquisadores britânicos chegaram a essa conclusão após estudos feitos com várias pessoas que comiam frutas regularmente e com pessoas que não tinham o habito de acrescentar frutas em suas refeições. (Veja matéria aqui) Esta é uma ótima ideia para agregar na dieta fracionada, pois além de aj...

A dieta dos pontos funciona mesmo ou é balela?

Olá hoje quero falar sobre a dieta dos pontos que é muito usada por milhares de pessoas no mundo todo para perder peso e analisarmos as vantagens e desvantagens dessa dieta. A dieta dos pontos tem ajudado milhares de pessoas emagrecer de verdade pela sua forma de reduzir as calorias nas refeições, o grande problema desta dieta é que são necessários alguns cálculos constantes para reduzir os carboidratos encontrados nos alimentos. A primeira coisa que é preciso fazer é comprar uma calculadora e andar com ela no bolso, pois será preciso fazer as contas dos carboidratos de cada tipo de alimento que você for consumir. A segunda é ter uma tabela de valores calóricos de cada alimento, pois será necessário calcular a quantidade de carboidratos existente em cada um deles ou nas porções dos mesmos. Fazer a dieta dos pontos não é nada fácil, pois ficar calculando as calorias todas as vezes que você for comer algo diferente acaba se tornando cansativo e desanimador. Se você é uma...

Alimentos que ajudam emagrecer naturalmente

Saber selecionar bem os alimentos que ajudam emagrecer é uma atitude de quem quer realmente perder peso naturalmente e não quer sofrer com dietas de inanição arriscadas. Neste artigo quero ajudar você a ter uma ideia mais aprofundada sobre os alimentos que ajudam a emagrecer e como eles podem te ajudar na sua luta contra o sobre peso e a obesidade. Aprender a se reeducar e passar a comer alimentos nutritivos e saudáveis é a chave do sucesso pra emagrecer pra sempre, tenho feito isso e estou conseguindo vencer a balança já faz mais de 1 ano. Escolhendo corretamente os alimentos que ajudam a perder peso e a nutrir o corpo, você pode alcançar seu peso ideal com o passar do tempo sem maiores sofrimentos. Se você esta a muito tempo fora do peso é um pouco mais complicado para secar as gordurinhas que foram acumuladas com o passar tempo.  Não será da noite para o dia que elas irão desaparecer, mas o quanto antes você começar a comer alimentos que ajudam a e...

Como emagrecer comendo de tudo

Pensar em e magrecer comendo de tudo o que gostamos requer muito conhecimento sobre alimentos saudáveis e não saudáveis.  É preciso entender melhor como podemos usar os alimentos para emagrecer comendo de tudo . Ao contrário do que muita gente pensa comer bastante, dependendo dos alimentos que ingerimos, não nos faz ganhar peso, pelo contraio, em muitos casos perdemos massa gorda . É muito importante sabermos distinguir os tipos de carboidratos que ingerimos, pois isso pode nos ajudar a emagrecer naturalmente e com saúde. Para tentar emagrecer, muitos se baseiam  na matemática criada pelos cientistas e nutricionistas de que, você deve comer somente uma quantidade de calorias de acordo com o que você gasta diariamente. Mas na verdade essas contas não funcionam muito bem pelo fato de existirem carboidratos de boa qualidade e outros de má qualidade, ou seja, uns ajudam perder peso e outros não ajudam muito. Quando nos alimentamos com c...